Sumário
Sumário
Este projeto visa consolidar uma metodologia de aplicação de modelos e técnicas de simulação social baseada em agentes à simulação de políticas públicas. O projeto toma como estudo de caso a simulação de políticas públicas para a gestão social de ecossistemas urbanos.
Em relação aos aspectos políticos e sócio-ambientais, a metodologia de modelagem e simulação que se pretende consolidar tem dois fundamentos principais:
- a abordagem de tomada de decisão à formulação e implantação de políticas públicas; e
- o referencial teórico específico sobre políticas públicas para a gestão de ecossistemas urbanos elaborado por Esteban de Manuel (Univ. Sevilla).
Em relação aos aspectos computacionais, propriamente ditos, a metodologia de modelagem e simulação de políticas públicas que se pretende consolidar tem dois fundamentos principais:
- o modelo PopOrg de organização de sociedades de agentes; e
- a plataforma JaCaMo (Jason-Moise-Cartago) para implementação de sistemas multiagentes normativos.
O projeto pretende alcançar uma formalização da noção de política pública que seja compatível com o modelo formal PopOrg e que possa ter uma implementação computacional adequada na arquitetura JaCaMo.
Com base em tal modelo formal, o projeto pretende estabelecer uma metodologia, baseada em agentes, para modelagem e simulação de políticas públicas.